9 de janeiro de 2017

FILME: INTO THE WILD

Após terminar a faculdade, Christopher McCandless resolve largar tudo o que tem e se aventurar pelo mundo. Recomeçando a vida ele doa todas as suas economias, joga seu carro em uma enchente e queima todos os seus documentos. Com seu novo nome de Alexander Supertramp - o andarilho, ele vai em busca da verdadeira felicidade, um encontro consigo mesmo e traça como destino final da sua viagem o Alasca, onde viveria uma vida selvagem e natural.

Para sobreviver e conseguir um pouco de dinheiro McCandless trabalha em alguns lugares como um burguer king e em uma fazenda, e mais a frente passa alguns meses em um acampamento comunitário junto com um casal que o conheceu meses antes. O filme mostra trechos do diário escrito por Alex durante toda a sua viagem, dividindo a obra em capítulos e muitas vezes conta com flashbacks narrados pela sua irmã, mostrando como era a vida dele antes de tomar a decisão de se jogar no mundo.
Pelo caminho Alex faz muitas amizades e uma em especial me chamou a atenção e me emocionou pra caramba. No último capítulo intitulado de Tornando-se sábio, Supertramp conhece um senhorzinho chamado Ron Franz que perdeu sua família em um acidente de carro e agora vivia sozinho fazendo peças de couro. Franz acolhe Alex como um filho e juntos compartilham ensinamentos sobre a vida.

"Alex: O senhor precisa voltar ao mundo. Deixe aquela casa solitária, aquela sua oficina. Volte para estrada. Falo serio! [...] Deveria fazer uma mudança radical na sua vida! As novas experiências são tudo para o espírito de um homem. E eis você, um velho teimoso, que não tira a bunda do lugar. "
Ron: "Vou sentir saudades quando se for." Alex: "Eu também, Ron. Mas está errado ao pensar que a alegria da vida tem sua principal fonte nas relações humanas. Deus a colocou a nossa volta. Ela está em tudo. Em tudo que podemos vivenciar. As pessoas só precisam mudar o jeito que vêem as coisas." Ron: "Vou me lembrar disso. Falo sério. Vou, sim."

No final do filme é perceptível que o nosso Andarilho sentia falta da família e das pessoas com quem tinha contado, mas isso só acontece quando ele passa por uma situação tão difícil quanto imaginava que poderia ser. Pra não dar spoiler, finalizo por aqui. Sei que não falei muita coisa, mas aconselho que assistam, reflitam e tirem boas lições dessa obra prima que foi baseada em fatos reais.

"A felicidade só é verdadeira quando compartilhada."
Alexander Supertrump, 1992
Para mais detalhes acessem essa resenha feita pela Lua do blog Lua Intensa, vocês vão amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BLOG OXITOCINA. Todos os direitos reservados.
Editado por: VICTÓRIA DANTAS.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo